Os trabalhadores devem ter a consciência de que o INSS é uma proteção para aqueles que estão regularmente contribuindo para o sistema, pois em caso de incapacidade para o trabalho, poderão receber o pagamento do benefício até recuperar a capacidade de trabalhar.
Essa contribuição ocorre automaticamente no momento em que o empregador registra o contrato de trabalho, mas também pode ocorrer independentemente do registro na carteira.
Aquele trabalhador que não está conseguindo se encaixar no mercado formal de trabalho, deve passar a contribuir como facultativo, para manter seus direitos previdenciários.
Agora, existe um prazo em que o trabalhador fica protegido pelo sistema do INSS, mantendo o direito de receber benefício, mesmo quando não está contribuindo ou não está com registro em sua CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social).
Esse prazo em que o trabalhador fica protegido pelo INSS mesmo sem contribuir pode ser de até 03 (três) anos, ou seja, se você se acidentou ainda dentro do prazo de três anos desde a última contribuição, é possível que ainda consiga acessar a proteção previdenciária.
Ficou com dúvidas:
📧 E-mail: [email protected]
Deixe seu comentário 👇
Copyright © 2018 Cabral e Kronbauer Advogados Associados | OAB 5348/RS. Todos os direitos reservados.